Caixa tipo E

Mapa do Site

Solicite um orçamento!

Nos envie uma mensagem preenchendo o formulário abaixo:

A caixa tipo E, também conhecida como caixa de relógio de luz, possui realmente essa função. Assim, ela guarda o padrão de energia, é colocada no limite da via pública, do lado de fora do imóvel e deve estar entre 1,60cm e 1,70cm de distância do chão.

Caixa tipo E

O que é uma caixa tipo E?

A caixa tipo E serve para medir a energia, instalado segundo o padrão de energia elétrica da casa. Nesse sentido, elas são instaladas no muro da frente, com um acesso traseiro para o disjuntor.

Elas servem para que seja possível fazer a leitura de quanta energia elétrica aquela propriedade consumiu. Isso ocorre por meio dos relógios medidores que devem, entre outras coisas, estar presentes em seu interior.

O que elas acomodam?

Em seu interior elas guardam o disjuntor, cabos e medidores. O que, claro, representa a caixa do padrão de energia. Ele deve seguir as normas de padrão segundo as concessionárias de energia da região.

Existem diferentes concessionária de energia e elas possuem padrões próprios para a instalação e medição da energia. Porém, geralmente, o que monitora o consumo são os cabos de entrada e saída de energia.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!

O que compõem o padrão de energia elétrica?

A caixa tipo E normalmente é a utilizada para instalação do padrão de energia, podem ser fabricadas em policarbonato ou em chapa de aço. Além da caixa, são necessários alguns outros itens, que são:

  • poste;
  • eletrodutos;
  • cabos;
  • medidores;
  • disjuntor.

A instalação deve levar em conta a carga de energia que será usada. Por exemplo, para ligações trifásicas apenas a caixa tipo E deve ser usada, já nas ligações bifásicas de até 100A, a caixa P também pode ser escolhida.

Como funciona a caixa tipo E?

A caixa tipo E segue o padrão que pode ser bifásico ou trifásico, com carga de até 75KW, 100A. Assim, ele deve ser instalado no muro virada para a calçada, seguindo e respeitando todas as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

É importante lembrar que essas instalações elétricas devem passar por manutenção. Pois o consumo de energia tem mudado, principalmente, com o grande uso de eletrônicos. Isso tem um impacto nos medidores.

Então para se prevenir de riscos de acidentes, como incêndio, curto-circuito e outros tipos de falhas, eles devem ser checados por profissionais periodicamente. Não somente a caixa de medição, mas todo o sistema elétrico deve ser avaliado e assim assegurar que é seguro.

Caixa tipo E

Como instalar?

Ele precisa ser colocada no muro da frente, sendo instalada do lado de dentro da residência. Então, somente o seu visor que ficará voltado para a rua. É possível fazer isso porque ela tem uma abertura na parte de trás.

Podem ser instaladas de forma chumbada na parede, com a parte do visor voltada para a rua e a parte de trás fora da parede. Ou ainda, pode-se optar dar um espaço entre a caixa tipo E e o muro, fazendo uma abertura na parede para que se dê para enxergar o visor.

Tags: Caixa tipo E, Orçamento para Caixa tipo E, Valores para Caixa tipo E, Preços para Caixa tipo E.
O texto acima "Caixa tipo E" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais